Fases 5 e 6

Para terminar nosso curso, a fase 5 é conceitualizar um jogo que inclua elementos musicais; isso pode ser feito em um parágrafo explicando a idéia. Exemplo: "um jogo de plataforma cujos blocos são musicais, e ao pisar neles com o personagem, seu som é incluído harmoniosamente na música de fundo". Resolvido. Fácil, né? Sua vez.

A fase 6 é preparar uma peça musical em um meio heterodoxo; um programa que você nunca tenha usado antes, como um sequencer; ou gravar uma peça com instrumentos diferentes e originais. Vale tudo, mas a idéia é manter dentro da linguagem dos jogos. Da minha parte, eu encontrei o Sinusoid e acabei fazendo uma trilha sonora inteira com ele!

Fase 3

Vídeo - SanctuaryRPG Intro Cinematic

VALE NOTA! De 1 a 10 Data limite: Próxima aula

Fase 4

VALE NOTA! De 1 a 10 Data limite: Próxima aula

(Tragam os arquivos mp3 — clique na imagem pra avançar)


Fase 1

1. Cate um chiptune interessante (pode ser pelo MIDI—e de preferência, uma coisa mais simples de quatro canais)

2. Faça uma partitura bonita dele: cada canal é um instrumento

3. Você tem a opção de:

A. Fazer uma análise escrita
B. Fazer um remix
C. Aprender a tocar no seu instrumento  
(grave um vídeo)

VALE NOTA! De 1 a 10 Data limite: 11 de Agosto

Envie tudo para o meu email: langoni@gmail.com

Partitura: em PDF. Formatação conta ponto!

Análise: PDF. Português não conta ponto (mas conta a minha opinião sobre você)

Remix: MP3. Mixagem é importante, mas a idéia é mais importante.

Vídeo tocando: É importante que seja o mesmo feeling.

Cada dia após a data de limite desconta 2 pontos do seu escore!

Fase 2

Componha um chiptune!

Vamos fazer um disco no Bandcamp com nossas músicas. Vai ter arte, e todos os lucros vão pra caridade.

Recomendo que seja pra cima! Pesquise “chiptune” no Bandcamp pra ver ótimos exemplos.

VALE NOTA! De 1 a 10 Data limite: 27 de Agosto

Recursos para a produção de Chiptune!

Caríssimos, aqui estou listando para a sua conveniência alguns dos programas com os quais eu já tive experiência ou famosos o suficiente para a produção de chiptunes. De maneira alguma essa lista é exaustiva—existe uma comunidade super ativa na internet produzindo recursos novos para esse tipo de música diariamente, e é possível que a melhor solução para você não esteja listada aqui—daí é extremamente recomendável exercitar seu Google-Fu e encontrar seu próprio caminho... do contrário, aqui já está um começo!

Pixitracker 1-bit e 16-bit

Pixitracker 1-bit e 16-bit

Pixitracker (1bit e 16bit) (de graça)

http://www.warmplace.ru/soft/pixitracker/

O Pixitracker é um sequenciador extremamente simples (e grátis pra Win, Linux e OSX). Eu recomendo a versão 1-bit que é mais tr00 mas a diferença são basicamente os soundpacks. Uma trilha minha usando esse programa: www.rafaelsmith.com/megabricks

Plogue Chipsounds (pago)

http://www.plogue.com/products/chipsounds/

O Plogue é um synth incrível e extremamente prático para fazer chiptunes em 8 e 16 bits, e roda diretamente no seu DAW preferido. Uma trilha minha usando ele: http://rafaelsmith.bandcamp.com/album/carveallion-ost

Coleção de Soundfonts do Woolyss (de graça)

http://woolyss.com/chipmusic-soundfonts.php

Outra opção é baixar soundfonts (formato .sf2) e rodá-las no Kontakt ou em vários outros hosts. Super fácil, e os sons sampleados são super autênticos. Eu uso vários deles continuamente em minhas produções. 

Famitracker (de graça)

http://famitracker.com

Possivelmente o tracker mais famoso e usado para fazer chiptune de maneira próxima da autêntica!  Álbuns famosos feitos inteiramente no Famitracker:

http://store.flashygoodness.com/album/plant-cat-first-blossom-ost

http://virt.bandcamp.com/album/shovel-knight-original-soundtrack

pxtone (de graça)

http://studiopixel.sakura.ne.jp/pxtone/

Tornado famoso pelo Pixel—esse foi o programa que ele mesmo criou para fazer a trilha sonora do próprio jogo! Não faz chiptunes que se pareçam com qualquer sistema específico, mas tem uma sonoridade própria e uma interface bastante amigável. A dita-cuja: http://www.cavestory.org/download/music.php

Little Sound DJ (LSDJ) (de graça)

http://www.littlesounddj.com/lsd/

Aqui a história começa a ficar séria. O LSDJ roda em um ou dois Gameboys conectados e serve pra se fazer música usando o chip original. A interface é naturalmente espartana, mas promete rapidez uma vez que se aprenda a usar...

Zophar's Domain

http://www.zophar.net/

Recurso incrível para a pesquisa de MIDIs/VGMs de videogame. Extremamente completo e ainda assim considerado underground demais para as companhias grandes se importarem. Você encontra até midis de FFXII originais que rodam no jogo. Use o Audio Overload pra rodar (http://www.bannister.org/software/ao.htm). É possível mutar canais e ouvir em loop!

Overclocked Remix

http://ocremix.org/

Site muito famoso e muito antigo de remixes de chiptunes! Vale a visita, e muitos compositores de VGM começaram fazendo remixes aqui.